» Alunos de 6º ao 8º ano participam de FESTIVAL DE JOGOS!

publicado em 3.4.17
...............................................................................................................................................

Foi realizado nos dias 8 a 12 de julho o Festival de Jogos de 6º ao 8º ano, quando os alunos participaram não apenas de Jogos e Brincadeiras, como Tababol, Resgate, Totó Humano, Planeta e Dodgegol, mas de atividades diversificadas, gincanas (com a participação dos pais), que ampliam as habilidades e competências contempladas, favorecendo diferentes linguagens e formas de expressão.

O Festival de Jogos é um momento privilegiado de aprendizagens, que proporciona a vivência de situações e sentimentos diversos, que envolvem a alegria, comemorações, frustrações, o trabalho em equipe, desafios... o autocontrole, o aprendizado da solução de problemas através do diálogo, entre outros.

“O diálogo supõe: acolhida, escuta, percepção da realidade do outro e do momento em que vive, reflexão e colaboração na busca da verdade. É na interlocução com o outro e com o mundo, que se constrói a consciência crítica que impulsiona a transformação de si e da realidade.Ao favorecer a participação, o diálogo torna-se antídoto contra as múltiplas formas de individualismo que marcam o nosso tempo. A participação é caminho para troca de experiência, para o fazer coletivo e a solidariedade que revitaliza os sujeitos envolvidos, fazendo com que se sintam irmanados e corresponsáveis pelo processo histórico”.

(Plano Interprovincial de Educação – 2011-2016).


A rica vivência dos Jogos e Brincadeiras na escola vem ao encontro da proposta educativa de Paula Frassinetti, que contempla saberes e vivências na dimensão da ÉTICA e da JUSTIÇA, sob a ótica dos indicadores: valores evangélicos, inclusão, cuidado e compaixão.

“Jogando, a criança aprende o valor do grupo como força integradora e o sentido da competição salutar, e da colaboração consciente e espontânea. Portanto, o lúdico, as brincadeiras e os jogos são atividades sérias, de fundamental apoio para a formação de seres integrais, tendo papéis muito importantes para o a inclusão social”. (A importância do lúdico no processo ensino aprendizagem – FCSGN).