» Ampliar os espaços de aprendizagem:
   literatura, música e convivência

publicado em 10.5.17
...........................................................................................................................................................

Atividades variadas na semana literária (17 a 20 de abril) levaram os alunos a protagonizar uma semana leve, divertida, com trocas de experiências e aprendizagens.

3º ano: entrevista com o autor Pedro Antônio de Oliveira, autor do livro Oreosvaldo, o pássaro das sombras. A meninada mostrou que conhecia os personagens, toda a trama e até demonstraram grande afinidade com o personagem principal, Oreosvaldo, ou melhor Billy. Alegria, desejo de saber de onde surgiu a ideia do personagem Oreosvaldo, por que ele tem aquele jeito tímido, como surgiu a ideia do nome da bicharada e até a vibração ao falar sobre o  vilão da história, o Antero, um porco-espinho que para este 3º ano se tornou um anti-herói.



4º ano: envolvidos pela obra de André Neves, A Caligrafia de Dona Sofia, distribuiu poesia por toda a escola tocando o coração de crianças e adultos. Seu Ananias, o carteiro que entrega as poesias de D. Sofia, foi lembrado através das bicicletas que ficaram carregadas de poesias. Teve poesia no restaurante, nas portarias, pelo pátio, Centro de Estudos e no vai e vem de crianças da Educação Infantil, que se encantaram com os poemas conhecidos.



5º ano: entrevista com o autor Lino de Albergaria: momentos de saber o que leva uma pessoa a querer ser escritor, de onde vem a inspiração das histórias e personagens, quem o incentivou a ser escritor. Existe outro sonho além do sonho de ser um escritor? Quais as dicas para quem quer se aventurar no mundo da escrita? Inúmeras perguntas foram respondidas pelo autor que, com tranquilidade e doçura, deixou as crianças empolgadas para conhecer toda a coletânea de suspense, que se inicia com aventura de um grupo de colegas da escola, chamada Bem-vindos à casa da Neblina. E, com a mesma turma, seguem mais três títulos.



Emília e suas sapequices entraram nos jogos literários criados pelos alunos do 5º ano. Jogo da memória, Quebra-cabeça, Dominó e Trilha. José Bento Monteiro Lobato foi bem lembrado no dia do seu nascimento que também é considerado o Dia Nacional do Livro Infantil.


As oficinas literárias estenderam-se por toda a semana: Quis literário, modelagem de histórias, reconstrução de textos, poesias no restaurante, poesias distribuídas nas portarias, sala de professores, Centro de Estudos...



As professoras... Reuniram-se com os professores de Literatura do Segmento II, Ana Lúcia Lopes e Rafael Campos,  e discutiram a importância desta semana literária e a sua continuidade na vida dos alunos, futuros cidadãos.

E no meio do caminho tinha uma roda musical. Tinha uma roda musical no meio do caminho. Música, poesia. Poesia, música. Criança cantando, criança tocando, professores se embalando e gente se encontrando.

Os corações se alegraram!



 

Supervisão Pedagógica – Maria Helena Vaz