» Circuito Educacional de Geografia:
   Lixo - um dos mais sérios problemas ambientais da atualidade.

publicado em 12.6.17
...........................................................................................................................................................

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a equipe de Geografia realizou o seu Circuito Educacional, abordando um dos maiores problemas ambientais contemporâneos: a produção de lixo. Durante toda uma semana, professores e alunos estiveram mobilizados para problematizar, através de debates em sala, a questão do lixo da escala local a global. Para ir além do campo teórico, os alunos foram motivados a intervirem de forma concreta no espaço escolar. Para tanto, a primeira atividade foi cartográfica. A partir da observação do espaço, os alunos identificaram e posteriormente assinalaram, em uma planta da escola disponível em cada sala, a localização das lixeiras e também os principais pontos de produção de lixo na escola, durante e após os intervalos. Os estudantes também puderam responder a um questionário on-line, sobre a produção e a destinação do lixo em BH, utilizando a plataforma typeform.

De volta à sala de aula, o tema foi retomado pelos professores em diálogos com os alunos, em busca de uma maior sensibilização para a questão do lixo. Todos puderam contribuir com ideias e sugestões de como reduzir a produção de lixo e também como ser mais cuidadoso com o descarte deste, a começar pelo ambiente escolar.  Acreditamos que, ao final dessa semana, os primeiros passos de uma longa caminhada foram dados, rumo a um meio mais limpo e sustentável. Afinal é, a partir da compreensão de temas complexos e globais e da ação pequena e cotidiana no local, que podemos construir um mundo melhor.