» Vivência cultural do Carnaval

publicado em 13.3.17
...........................................................................................................................................................

“Abre a roda ioiô… é ciranda
Entra na roda, criança, vem sambar
Santa Dorotéia… foi nesse chão que me criei
Aqui todo menino é um rei”

(Samba enredo Unidos do Viradouro/2017 – adaptado para uso pedagógico)

Alegria e colorido pintaram as quadras do Colégio Santa Dorotéia na comemoração cultural do carnaval. As crianças trabalharam previamente a bandeira da turma, discutida a partir do Lema da Campanha da Fraternidade 2017: “Cultivar e guardar a criação”. Este trabalho permeará todo o ano.

No 1º Ano tiramos a bandeira “Espalhe gentileza por aí”, orientando as crianças sobre a importância do cuidado com o outro e com a natureza. Focalizamos a gentileza no trânsito, consigo mesmo (cuidados com a higiene e bem-estar), na relação com o outro. No 2º Ano, a bandeira “Do Lixo ao Luxo” inspirou várias fantasias lindíssimas que chamavam atenção para a importância da reciclagem e reutilização do lixo.

Nas duas propostas tivemos a parceria entusiasmada dos familiares que incorporaram a ideia e auxiliaram as crianças na preparação para esse momento. Foi uma vivência feliz e significativa para cada criança!





Lucilene Antunes – Supervisão Pedagógica