» Estudantes do Terceiro Ano participam do Retiro de Opção de Vida

publicado em 13.6.17
...........................................................................................................................................................

Nos dias 2 e 3 de junho de 2017, um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio participaram no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, do Retiro de Opção de Vida, atividade oferecida pelo Departamento de Filosofia e Orientação Religiosa de nossa escola. Foi um momento marcado pelo cultivo da espiritualidade e pela abertura e disponibilidade para a escuta de Deus neste ano de escolhas e muitas definições com repercussões para toda a vida.

O grupo iniciou o Retiro refletindo e rezando sobre a Ternura do Encontro Consigo através do significado do nome que nossos pais escolheram para cada um de nós.  Vimos que sem um mergulho profundo em nós mesmos, dificilmente saberemos o que é Projeto de Vida e a que viemos neste mundo. Na escuridão da noite, cada jovem procurou iluminar-se com a sua luz natural e aceitar-se como filho amado e predileto de Deus. Ao amanhecer do sábado, na oração inicial, cada jovem recebeu uma carta de Deus e, junto dela, o convite para tomar consciência de seus desejos mais íntimos e sua missão neste mundo. A produção do Projeto de Vida começou com um relato escrito de cada jovem de sua própria história de vida.



O que você veio fazer neste mundo? Refletindo sobre estas questões, os jovens foram conduzidos a pensar e a colocar no papel as suas metas de longo e curto prazo. Conduzidos em uma meditação orante, os estudantes puderam perceber a importância do corpo, da alma e do espírito para a condução da própria vida.

Na parte da tarde, o grupo fez uma caminhada pela área externa da casa, tendo como fio condutor a importância de se ter meta e método no viver. É preciso saber que podemos e devemos caminhar juntos, mas cada um na sua marcha e no seu tempo. Esta atividade foi coroada com uma celebração da água em que fizemos menção honrosa ao gesto de Paula Frassinetti ao matar a sede dos Garibaldinos, tendo no coração o desejo de ganhá-los para o Cristo. Encerramos o Retiro com a certeza de que devemos deixar agir o Senhor, pois Ele disporá sempre o que for melhor para cada um de nós!