» Mulheres fortes, mulheres que educam com os exemplos

publicado em 20.3.17
...........................................................................................................................................................

Momento Cívico de 14 de março encerra, com as turmas de 3º ao 5 ano, as comemorações da Semana de Paula e homenageiam o 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Na abertura, o  Hino Nacional. As palavras espontâneas e  singelas das alunas Alice Sant’Anna e Catharina Alvares reacendem a vida e obra de Santa Paula em todos os participantes do evento.

Como Paula Frassinetti, mulher forte que viveu dedicada à educação através do seu exemplo de força, fé e coragem, as alunas do 5º ano, turma 53T, apresentaram seus textos que ressaltaram a força da mulher no nosso Santa Dorotéia.

Sob o olhar das alunas Izadora Pires, Daniela Cruz, Letícia Pimentel e Bia Cardoso, hoje meninas, mas com a sensibilidade de quem já está atenta ao cotidiano feminino e que amanhã serão grandes mulheres, carinhosamente, homenagearam professoras, orientadoras, disciplinárias e seguranças, as colaboradoras de base, a coordenadora do segmento 1, as irmãs da comunidade das Dorotéias e as diretoras.


“Professoras, nossas segundas mães, que nos acolhem desde o primeiro dia de aula até o resto de suas vidas. São elas que nos ensinam as primeiras adições, que nos incentivam a perguntar cada vez mais.

As orientadoras nos ajudam a perceber o que estamos fazendo. E se está errado, elas é que conversam com a gente e nos ajudam a resolver os problemas todos os dias, com o maior prazer do mundo.”

“As seguranças, são mulheres atenciosas e acolhedoras. Cuidam sempre da nossa segurança, proporcionando alívio para nossos pais. Sempre nos recebendo com um belo sorriso e evitando que pessoas  desconhecidas nos coloquem em perigo.

As disciplinárias são mulheres sempre dispostas a ajudar a quem precisar. Elas fazem de tudo um pouco, nos auxiliam, orientam, garantem o bem estar dos alunos e a organização da escola.”

“Às funcionárias  da limpeza, nossas colaboradoras, neste mês especial para as mulheres, recebam o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Vocês, que com competência e sensibilidade feminina, tornam a nossa escola um ambiente agradável para aprender.”


“Sandra, nossa coordenadora do segmento1, neste mês especial, que homenageamos as mulheres, queremos te agradecer pela sua dedicação, pelo seu empenho para tornar a nossa vida estudantil prazerosa, com eficiência do ensino que esta escola oferece. Que vários outros alunos possam ser beneficiados com a sua presença e seu trabalho neste colégio. Receba o nosso reconhecimento pelo seu trabalho.”

"Mas é claro que não vamos nos esquecer das nossas queridas irmãs Dorotéias. Infelizmente, algumas delas não trabalham mais, mas tiveram um papel muito importante na nossa escola. Já outras ainda atuam no colégio, como a Irmã Albuquerque, nossa diretora, a irmã Laura, a Irmã Suellen. Por falar em diretora, temos mais duas . Não são irmãs, mas são muito importantes para o funcionamento do Colégio. Elas são a Cristina Rosa e Zuleica Ávila. Nosso respeito a todas essas mulheres de força e fé. Grande abraço.”

O Momento Cívico proporcionou aos alunos reflexões sobre cidadania. Através de apresentação e breve relato do trabalho executado na escola, funcionárias  receberam a atenção dos alunos. Sheila, funcionária da mecanografia , que acompanha todo o segmento 1 através do material que circula impresso, se apresentou, com orgulho, diante de todos.

Através da construção do trabalho de tantas pessoas para acolherem, educarem e  cuidarem de todos os alunos da Santa Dorotéia, temos a certeza da satisfação deles em  fazerem parte desta comunidade. E os aplausos foram muitos! O espaço físico não seria nada, se não fosse a presença ativa e harmoniosa dos alunos, familiares e comunidade educativa.

Fomos brindados com a participação de três turmas da Unidade 2  que entoaram uma música em homenagem a Paula Frassinetti, juntamente com as turmas 42M, da professora Anna Carolina e  e 51T da professora Luciana Lana, em seus respectivos turnos.

Uma oração, Magnificat, foi declamada pelas alunas Marcella Marques e Sophia Miranda Relembrando aos colegas o ano Mariano.  E  finalizando, as alunas Lavínia de Paula, Luana Nascimento e Maria Ferreira fecharam o evento com uma linda canção, cuja mensagem é o cuidado com o outro, “Trem bala”.

 

Maria Helena Vaz (Supervisora Pedagógica)