» Infantil: Oficinas e atividades em grupo promovem
  o espírito de equipe, a criação e o desenvolvimento
  da função executiva.

publicado em 23.6.17
...........................................................................................................................................................

Pessoas com sonhos, projetos, proativas e criativas apresentam bem desenvolvidas as funções executivas, conhecidas como controle cognitivo e sistema supervisor atencional. Isto fará a diferença na nova configuração do mundo.  Sabemos que a expansão dessas habilidades cognitivas inicia-se na infância, quando as crianças realizam tarefas envolvendo planejamento, execução, memória de trabalho, controle inibitório, atenção, interação com os pares e resolução de problemas.

As classes do Infantil proporcionam oficinas com o intuito de os alunos exercitarem este precioso processo cognitivo.  A criança escolhe antecipadamente as atividades, coloca no braço uma gominha colorida (marcador), cuja função é ajudá-la a lembrar-se de suas escolhas, e realiza as atividades.  A sala se transforma em espaços diferenciados com projetos de empreendimento, lógico-matemático e expressão das diversas linguagens , como jogos, quebra-cabeça, artes plásticas e visuais,  atividades de coordenação motora fina,  produção de escrita, modelagens e livros, e outros. Os desafios e a progressão das atividades são pensadas visando o desenvolvimento intelectual das crianças. 

“Planejo a ambientação do espaço como parte integrante da ação pedagógica, para que as crianças transitem com desenvoltura, negociem seus espaços, implementem iniciativas e suas produções”,
comenta a professora Gabriela.







 

Gabriela Braga – Professora
Marly Araujo – Supervisora Pedagógica