» Dia de Formação – sexto ano

publicado em 3.4.17
...........................................................................................................................................................

Nos meses de fevereiro e março, realizamos no Recanto Santa Paula (em Rio Acima) os dias de Formação para as turmas do sexto ano do ensino fundamental 2. Fizemos logo no início do ano, pois, a nosso ver, é um bom momento para se trabalhar com cada turma a acolhida, a amizade, a ajuda mútua e a abertura para a novidade de um novo ciclo que se inicia na vida estudantil, vale saber, o ensino fundamental 2.

Sintonizados com a Campanha da Fraternidade de 2017 e o seu apelo para a reflexão sobre os biomas brasileiros e o tema transversal de nossa escola, trabalhamos com o sexto ano a ideia do cuidado com a casa comum. Fomos nomeando com os estudantes a abrangência desta casa comum: o nosso corpo, a nossa família, os nossos parentes, os amigos, a turma, a série, a escola, a comunidade e a sociedade. Além disso, todos os seres vivos e não vivos que compõem a harmonia da casa comum: o bioma.


Cada turma fez uma montagem de um quebra-cabeças. Para chegar a esta montagem, era necessário o exercício da escuta e a acolhida da intervenção do outro. Sem a troca e sem o diálogo, o quebra-cabeça não seria montado. Brincando, cada estudante descobriu a importância e a necessidade de se respeitar e aproveitar o ponto de vista do outro, elemento vital para a convivência em grupo e a harmonia da casa comum.

Na partilha do lanche, do sorriso, da alegria, da piscina, da quadra, da convivência e da presença, cada estudante fez deste dia de formação a semeadura de elementos que devem ser germinados a fim de vislumbrarmos um mundo e sociedade melhores do que já temos ou queremos. Não podemos nos esquecer do que realmente é importante e essencial para as nossas vidas.  Que Santa Paula, nossa mãe, nos abençoe e proteja!