» Homenagem a Maria

publicado em 30.8.17
...............................................................................................................................................

Foi ao som das músicas Nossa Senhora, Maria de Nazaré e Perfeito é quem te criou que os alunos do 3º ao 5º ano homenagearam Maria, no mês de agosto. Mês da Assunção de Nossa Senhora e da Fundação da Congregação de Santa Dorotéia.

Com muitas graças, os alunos do turno da manhã, participaram de uma Romaria à Capela do Colégio. Turma por turma, do 3º ao 5º ano, rezaram, cantaram e agradeceram a vida de cada um e de todos, frente à imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Foram momentos de introspecção e fé.

No turno da tarde, no dia 18 de agosto, para exaltar as Virtudes de Maria, uma coroação (simbólica) à Nossa Senhora Aparecida, em frente à Capela, pelos alunos das turmas de 3º e 4º ano, ocorreu ao som de músicas, oferta de flores confeccionadas por eles, representando todas as turmas aos pés da Santa.

As crianças, cada uma com a sua flor, rezaram juntas a Ave Maria. Num envolvimento de fé, cada aluno retornou a sua sala de aula, já no final da tarde, levando em suas mãos a flor com a qual eles elevaram graças à Maria e que, depois da coroação, transportaram as flores para os altares, simbólicos ou não, de suas casas. Ou ainda levaram para ofertá-las a alguém muito querido: mães, pais, avós, padrinhos e madrinhas.

No entardecer de 23 de agosto, na Hora do Ângelus, ao som de Asa Branca (música tão representativa do sofrido povo brasileiro), entoada pelas  flautas das alunas do 5º ano, deu-se início a  mais um momento de adoração.

Cada aluno, com seu anjinho confeccionado com esmero e carinho, rezou a Ave Maria e a oração de Nossa Senhora Aparecida.

E todos juntos anunciaram, como assim o fez o anjo Gabriel, todas as graças que desejaram aclamar naquele instante tão significativo.

Disseram em coro: “Nós, anunciadores desta escola, alunos do Santa Dorotéia damos graças: pela alegria de viver, pela família, pelos amigos, pelo ar que respiramos, pelos dons que nos destes e pela convivência nesse ambiente escolar que possibilita o nosso crescimento a cada dia. Que esse momento de homenagem e de agradecimento fique guardado no coração de cada um de nós.” E cantaram, finalizando o momento: “... Nossa Senhora me dê a mão cuida do meu coração, da minha vida...”

Momentos inesquecíveis! Fé de criança. Alegria nos corações.


Supervisora Pedagógica – Maria Helena Vaz