» Alunos do 2º ano mergulham nas histórias dos conto de fadas

publicado em 9.8.17
...............................................................................................................................................

O conto de fadas é um gênero textual importante no 2o ano. Trabalhar este gênero desperta diversas habilidades necessárias: capacidade de fantasiar, senso criativo, capacidade de brincar com situações imaginárias, além de ajudar nas dificuldades cotidianas como a rivalidade entre irmãos, medo, relação com os pais, inferioridade, vingança etc. Segundo Ressurreição (2005) a fantasia dos contos de fadas é fundamental para o desenvolvimento da criança. Há significados mais profundos nos contos de fadas que se contam na infância do que na verdade que a vida adulta ensina. É por meio dos contos infantis que a criança desenvolve seus sentimentos, emoções e aprende a lidar com essas sensações.

Visando abordar os contos de fadas de maneira prazerosa, a equipe de professoras do 2o ano iniciou o Projeto “Era uma vez...” contando a clássica história da Branca de Neve. Os alunos se divertiram, participaram, se emocionaram e no final puderam expor sua opinião sobre a história contada.

Além dos alunos mergulharem na contação da história, pudemos explorar elementos interdisciplinares, como por exemplo, as formas geométricas utilizadas para construir um castelo, sendo estes conteúdos da matemática. O Projeto “Era uma vez...” se estenderá ao longo da 2a Etapa letiva, com muitas outras atividades interessantes e cheias de encantamento.

Fonte: RESSURREIÇÃO, Juliana Boeira da.  A importância dos contos de fadas no desenvolvimento da imaginação.  Curso de Pós-Graduação em Novas Abordagens em Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa. Faculdade Cenecista de Osório, 2015.