» Momentos marcantes do 1º semestre de 2017

publicado em 9.8.17
...............................................................................................................................................

Na aula de Ciências, alunos classificaram os grupos dos animais em vertebrados e invertebrados e definiram outras características. Foram da teoria à prática. Levantaram hipóteses, discutiram, analisaram e, junto com os colegas, chegaram a conclusões científicas. Da sala de aula para o laboratório, uma riqueza de informações e aprendizagem.


 

>> Laboratório de Ciências

Alunos comprovaram as hipóteses e levantaram outros questionamentos sobre a estrutura corpórea dos animais vertebrados e invertebrados.


 

>> A Aprendizagem ultrapassa o ambiente da sala de aula - aula de matemática

Em grupo, os alunos trabalharam com números e possibilidades. Uma das tarefas era organizar os times finalistas de um campeonato de futebol. Além do jogo, havia a possibilidade de brincar com as moedas: cara ou coroa? Uma introdução simples de análise combinatória.

 

>> Celebração de Páscoa

Na capela, alunos vivenciaram um momento de reflexão sobre a festa cristã, fizeram uma oração e repensaram uma nova atitude para o tempo Pascal. Partilharam o pão, símbolo do corpo de Cristo, e agradeceram pela esperança de uma nova vida!



 

>> Semana Literária

O encerramento da Semana Literária do Colégio Santa Dorotéia foi marcado por muita emoção e carinho! Os estudantes tiveram um encontro com Pedro Antônio de Oliveira, autor do livro "Oreosvaldo, o Pássaro das Sombras" - Editora Lê. Foi um momento de muita alegria e satisfação conversar pessoalmente com o autor.


 

>> Da leitura do livro ao trabalho de artes

Alunos representaram as personagens mais marcantes do livro “Oreosvaldo, O Pássaro das Sombras” utilizando massinha e muita criatividade. Foi um momento de descontração e liberdade de expressão.

 

>> Um mural apaixonante

O livro “Oreosvaldo, O Pássaro das Sombras” mexeu com a emoção e o sentimento das crianças, que se identificaram com as personagens divertidas do livro: Billy, Dalila, Antero e Norbélia. Leia você também! E mantenha um contato direto com o autor do livro, no seu Blog.

 

>> Quebra-cabeça das Fábulas

Um dos objetivos da Semana Literária era levar os alunos a despertarem o gosto e o prazer de ler. Para isso, uma das atividades apresentadas foi que os alunos colocassem as histórias das fábulas numa sequência lógica. Após terminada a tarefa, os grupos apresentaram de formas variadas as fábulas e também desenharam, dramatizaram e refletiram sobre a moral de cada uma delas.

 

>> Os produtos e as substâncias químicas no nosso dia a dia

Os alunos coletaram várias embalagens de produtos que usamos no nosso dia a dia e analisaram as substâncias químicas que compõem cada um deles. Refletiram sobre o valor calórico e nutritivo, data de validade e quanto tempo um produto industrializado e um alimento natural podem durar.

Observaram, durantes alguns meses, uma laranja e pães e levantaram várias hipóteses. Perceberam que os alimentos sofrem uma ação de seres vivos, como fungos e bactérias, além da umidade e calor, acelerando o processo de decomposição.



 

>> Arte, poesia, música... Sarau do 3º ano - 33

A lenda do Tsuru foi a fonte inspiradora para a decoração do Centro de Estudos. As crianças venceram o desafio de produzir a dobradura e se encantaram com o resultado final. As crianças deram vida aos pássaros! Segundo a lenda, se uma pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

O Sarau foi um momento de múltiplas linguagens: poesias, músicas, expressão corporal, oração e muita emoção! As crianças e as famílias viveram um momento mágico que encerrou o primeiro semestre de 2017.


 

 

Supervisão: Maria Helena Vaz