» PJE inicia as atividades de 2018

publicado em 18.4.18
...............................................................................................................................................

 

Estando sempre em sintonia com os ensinamentos de Santa Paula Frassinetti, que sempre privilegiou o trabalho com a juventude, a Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) iniciou suas atividades na semana de 5 a 9 de março. Em 2018, a PJE está de casa nova: nossos encontros agora serão sempre nas salas 16 e 17 do Prédio E. Assim, temos um espaço privilegiado para reflexões, dinâmicas e as atividades propostas semanalmente.

A PJE faz parte do projeto de Pastorais da Juventude existente em todo o Brasil, em paróquias, meios populares e rurais, além de trabalhar, também, com a espiritualidade da Congregação de Santa Dorotéia. Nesse contexto, participar da PJE significa aprender a conviver e a perceber o mundo, para que, seguindo os passos de Jesus de Nazaré e o exemplo de Santa Paula, os jovens tornem-se pessoas ousadas e diferentes, que buscam transformar a realidade ao nosso redor, a partir do pensamento crítico e reflexivo. O objetivo da PJE é ajudar os jovens a serem comprometidos com a construção de um mundo justo e fraterno, capazes de levar a paz e o amor para as pessoas.

Neste ano, são oferecidos seis horários diferentes para a PJE, conforme o quadro abaixo, sendo que na 2ª feira, 3ª feira e 6ª feira há dois grupos simultâneos.

Grupos/Assessores

HORÁRIO

SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
12h às 12h50
6º ano
7º ano
7º e 8º anos
-
8º e 9º anos
6º ano
6º ano
-
-
6º e 7º anos
13h às 13h50
-
-
-
Ensino
Médio
Ensino
Médio

Michele
Gabriela
Irmã Sueellen

 

Para marcar o início das atividades, os pjoteiros e pjoteiras se reuniram no Teatro do Colégio no dia 8 de março para a uma bela Celebração de Abertura. Nesse dia, motivados pelo lema do Ano do Laicato: “Sal da terra e Luz do Mundo” (Mt. 5, 13-14), os pjoteiros e pjoteiras fizeram uma reflexão sobre o papel deles no mundo e como a participação da PJE pode contribuir para que eles exerçam esse papel de forma mais consciente, crítica e madura, a fim de contribuir para a construção de um mundo mais justo e solidário. Contamos com a participação da nossa diretora geral, Irmã Maria do Carmo de Albuquerque, da diretora Educacional, Cristina Rosa, dos alunos Natan Duarte (94), Pedro Sette (213), Luisa Bahia (213), Júlia Diniz (212) e Mariana Zica (211), que fizeram uma apresentação musical durante a abertura, além da antiga aluna e assessora do Setor de Juventude da Província do Brasil das Irmãs de Santa Doroteia, Sílvia Rosa, que fez um belo testemunho da sua participação da PJE enquanto aluna.