» Alunos em missão

publicado em 19.6.18
...............................................................................................................................................

 

Um grupo de alunos do Colégio viveu uma experiência diferente e extremamente rica neste final de semana: foram viver numa comunidade quilombola, em Marinhos. Marinhos é uma pequena comunidade situada no município de Brumadinho, na qual vivem cerca de 80 famílias remanescentes de um antigo quilombo. 


Acima, optamos pelo verbo “viver” porque foi exatamente isto que ocorreu nestes dias. A proposta era que os alunos se inserissem no cotidiano das famílias. Assim sendo, eles ficaram hospedados na casa das pessoas do local, partilhando de tudo que é inerente ao dia a dia do povo. Todavia, algumas atividades foram marcantes para os jovens envolvidos: a confecção de tijolos de adobe para a futura construção de um centro cultural da comunidade e a vivência de manejo de uma horta baseada nos princípios da permacultura. Além disto, vivenciamos a troca de saberes e nos enriquecemos com a impressionante cultura local; uma cultura de resistência e de valorização dos povos africanos.



Na celebração final, “seu” Cambão, líder negro da comunidade, pediu aos jovens para que levassem às suas respectivas famílias uma mensagem dele: “A partir de hoje considero vocês como filhas e filhos”. Celebramos ainda a conquista de valores nos quais acreditamos e que, de certa forma, também são valores de resistência a uma cultura hedonista e consumista.

 

Walmir Xavier.