» Manhã de Espiritualidade para as famílias

publicado em 2.7.18
...............................................................................................................................................

 

No sábado, dia 23 de junho, um grupo de pais e familiares da Comunidade Educativa do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte reuniu-se na Casa “Poço de Jacó”, nas dependências do Mosteiro Nossa Senhora das Graças das Monjas Beneditinas, para mais uma atividade da Pastoral das Famílias. Neste dia, vivenciamos uma Manhã de Espiritualidade.

“...espiritualidade entendida no sentido mais forte do termo, ou seja, a vida segundo o Espírito”. (Doc. Espiritualidade, p.10) Partilhamos com os pais a Espiritualidade que recebemos de Paula Frassinetti: um Modo de Ver, Relacionar-se e de Agir que nasce e se alimenta de uma profunda experiência de Deus em Jesus Cristo. Organizamos a experiência em três momentos:

Para o Modo de Ver, refletimos sobre a passagem bíblica em que Jesus encontra-se com o cego Bartimeu no caminho de Jericó. (Mc 10, 46-52). “Que queres que eu te faça? Senhor, que eu veja!” Refletimos e rezamos a ideia de que “Ver como Deus vê só é possível a quem, como Paula, vive de fé, a quem projeta em seu olhar, a luz que brota da relação íntima com Deus!” (Doc. Espiritualidade, p.42). Para ver como Deus vê, é preciso abandonar “os mantos” que nos mantêm presos ao passado, travando nossa vida e nos impedindo de dar uma resposta ao chamado de Jesus.

No segundo momento, refletimos sobre o Modo de Relacionar-se de Deus e com Deus. Fomos iluminados pela visita de Jesus a Marta e Maria (Lc 10, 38-42). Rezamos os nossos momentos de ação e contemplação. Descobrimos que “Amar como Jesus amou e nos ensinou a amar é o valor, o critério definitivo que Paula assumiu em sua vida e que marcou, profundamente o seu modo de relacionar-se com Deus, com as pessoas e com a criação!” (Doc. Espiritualidade, p.58) Neste momento, convidamos os participantes para adentrarem a casa de Marta e Maria e, ali, fazer uma experiência  de contemplação de Jesus ressuscitado e sacramentado. Foi um momento de forte cultivo da espiritualidade e reconhecimento da centralidade de Jesus no seio das famílias.

O terceiro e último momento da Manhã de Espiritualidade levou o grupo a refletir sobre o Modo de Agir de Deus e para com Deus. O encontro de Jesus no Poço de Jacó com a mulher Samaritana  (Jo 4, 5-30) nos remete à experiência fundante de nossa vida. Tal experiência significa abertura, dilatação do coração, expansão da consciência ao ver que tudo parte de Deus, fonte de água viva e tudo volta para Deus, rio que mergulha no mar!

Encerramos a Manhã de Espiritualidade tendo no contentamento dos pais a certeza de que Evangelizar ao Jeito de Paula é o que nos identifica como “dom de Deus para o mundo”!