» A PJE celebrou a semana de oração pela unidade dos cristãos

publicado em 20.6.18
...............................................................................................................................................

 

Onde reina o amor, fraterno amor.
Onde reina o amor, Deus aí está.
(Refrão de Taizé)

Anualmente, as diversas igrejas cristãs se unem para rezar juntos na chamada “Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos” (SOUC).  No Hemisfério Norte, ela é realizada no mês de janeiro e, no Hemisfério Sul, na semana entre as festas da Ascensão e do Pentecostes (este ano, entre os dias 13 e 20 de maio).

O convite do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (Conic), responsável pela organização da SOUC, reforça a importância de refletirmos e rezarmos juntos o tema, inspirado no livro do Êxodo: "A mão de Deus nos une e liberta". 

Tendo em vista a diversidade de denominações religiosas presentes em nosso país e em nossa escola e considerando que nossos alunos e funcionários são, em sua maioria, cristãos, a Pastoral da Juventude Estudantil acolheu a proposta do Conic e, na semana dos dias 14 a 18 de maio, trabalhou essa temática em seus encontros semanais. Além disso, nos unimos a todos os cristãos e, juntos, rezamos em dois momentos especiais de oração ecumênica, na 3ª feira, dia 15/05, e na 5ª feira, 17/05.

No dia 17/05, fizemos um Lucernário (Oração das Luzes), com a ajuda de um coral formado por alunos do Ensino Médio, e a presença de pais, alunos e de Irmãs de nossa comunidade. Iluminados pelo Evangelho do dia, em que, providencialmente, Jesus dizia:

Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra;  para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste”(Jo 17, 20-21), vivemos um momento rico, profundo e repleto da presença do Espírito Santo, em que rezamos, juntos, pela paz no mundo, pelas pessoas que sofrem e pelas nossas famílias.

A PJE acredita que momentos assim são de extrema importância para que a mística cristã se fortaleça entre os nossos jovens e, mais ainda, cheguem em suas famílias.