» Claudio Fragata no nosso Doró

publicado em 20.8.18
...............................................................................................................................................

 

Nos dias 8 e 9 de agosto, os alunos do 3o e 5o anos receberam, em nossa escola, a visita de Claudio Fragata, autor de dois livros literários adotados nesta etapa letiva: João, Joãozinho, Joãozito: o menino encantado (2016) e O para sempre de Pedrina e Tunico (2015).


Foi um encontro rico e marcante. Claudio conversou com os alunos e explicou a intenção ao escrever estes dois títulos.

“Às vezes, o nunca é para sempre. Mas, às vezes, o para sempre é exatamente isso.Sempre. Constante. Eterno. Um infinito de lembranças. Costuradinhas com linha de memória, ligando momentos que nos marcam para sempre.

O primeiro dia na escola. O primeiro brinquedo. O primeiro amigo. A primeira tristeza. Uma perda. O para sempre de Pedrina e Tunico é tudo isso e muito mais.

É a certeza de que os que amamos estão sempre, palavrinha teimosa, conosco.”


Claudio construiu João, Joãozinho, Joãozito: o menino encantado, abordando aspectos biográficos ligados, sobretudo, à infância de Guimarães Rosa. Ele apresenta o menino, sua família, cidade e meio social mais próximo fazendo com que o leitor sinta-se parte da história.




O momento dos autógrafos foi no “Armazém do Doró”. Claudio encantou-se com nosso espaço e deixou encantamento em suas palavras.