» Ampliando a sala de aula

publicado em 28.3.18
...............................................................................................................................................

 

Os alunos dos 3º anos realizaram um trabalho de campo voltado para nossa cidade: um City tour por Belo Horizonte. Esta visita técnica visou ampliar a aprendizagem dos alunos para além da sala de aula, possibilitando às crianças a construção do conhecimento de uma maneira diferente. As turmas puderam identificar os espaços visitados como públicos ou privados, discutir e refletir sobre os cuidados que precisamos ter com os espaços que são de todos, bem como fazer um paralelo entre o passado e o presente, conhecendo a história de Belo Horizonte e assim, reconhecer a transformação da cidade em seu crescimento geográfico.

Turma 37 FT -   Igreja da Boa Viagem


As crianças conhecerem a história da Igreja da Boa Viagem e se espantaram ao descobrir que, no local onde hoje está construída, antigamente era o cemitério da cidade.

Turma 37 FT  -  Praça da Liberdade


A Praça da Liberdade foi e ainda é palco de muitas manifestações: políticas, sociais, religiosas, culturais e cívicas, também foi palco de deslumbramento para as crianças. Da Praça elas observaram o Palácio da Liberdade, conheceram um pouco de sua história e ouviram atentos a história de "Maria Papuda" (uma senhora que teria vivido  nas proximidades no século XIX).

Turma 37 FT  

Observando o edifício projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, considerado umas das figuras-chave do desenvolvimento da arquitetura moderna, as crianças se encantaram com o efeito de ilusão de ótica da construção.

Turma 37 FT 

A turma observou de perto a Praça Israel Pinheiro, que durante a visita do Papa João Paulo II, foi escolhida para a celebração da missa aos mineiros. A partir de então, a praça recebeu o nome de Praça do Papa.

Turma 36 FT   -   Lanche

Este momento da visita também foi bastante apreciado pelas crianças, fizemos uma pausa, onde elas  descontraídas partilharam as delícias que levaram para o lanche.

Turma 36 FT      Museu Abílio Barreto

O museu é uma construção secular que se constitui no símbolo de preservação da história da capital mineira. As crianças puderam apreciar o acervo que encanta a todos  ao revelar  em detalhes  o passado de Belo Horizonte, através de fotos, textos, objetos e outros.