» Grupos de Teatro realizam Oficinões

publicado em 31.8.18
...............................................................................................................................................

 

Foram duas manhãs de sábados cheios de alegria, entusiasmo, determinação e descobertas. Nos dias 23 e 30 de junho realizamos os Oficinões para alunos dos Grupos de Teatro. Momento de encontro dos alunos com seu público, as famílias e os amigos.

O Oficinão tem como objetivo proporcionar o encontro entre os alunos das turmas de teatro, e mostrar para as famílias um pouco do trabalho desenvolvido. Lugar de troca relacionado às vivências e experimentos cênicos produzidos no primeiro semestre de 2018.  Iniciamos as aulas abertas no oficinão fazendo um breve relato para os presentes sobre a importância do teatro na escola por intermédio do Projeto Teatro na Escola Resgatando Virtudes e Valores. Na sequência alunos iniciantes e veteranos, em suas devidas turmas, apresentaram sequências de exercícios, jogos teatrais, brincadeiras, improvisações, exercícios teatrais e cenas construídas para a realização da montagem que será apresentada no mês de novembro. 

A novidade deste ano ficou por conta da apresentação em vídeos criados pelos alunos, relativos ao processo de história da arte e/ou história do teatro. Apresentaram também uma exposição, no Foyer, dos trabalhos realizados pelos alunos, usados nos pequenos filmes produzidos com a manipulação de bonecos e maquetes criadas em aula.  Outro ponto forte foi a apresentação do processo de respiração circular e meditação dinâmica apresentado como parte do processo de criação e concentração dos indivíduos no espaço do teatro, momento de apreciação e envolvimento também das famílias presentes. 

"É preciso respirar, prestando atenção na sua respiração e nos seus pensamentos. Selecionar e reconhecer as energias necessárias para enfrentar a rotina do dia a dia, processo de cura interna, necessário no reconhecimento no trabalho de um coletivo."

No encerramento, ao redor da mesa, delicadamente preparada por cada um, momento lindo de oração e partilha. Agradecemos a todas as famílias, coordenação e direção da escola presentes no teatro, lugar e objeto de transformação humana. 


 

 

Marcelo Oliveira.