» Jogos Internos 2018

publicado em 31.8.18
...............................................................................................................................................

 

No último sábado, dia 7 de julho, nosso colégio estava lotado, alegre, colorido... Realizamos a abertura e o início dos Jogos Internos 2018, que se estendem por toda a semana. Esta semana, participaram os alunos de 6º ao 9º ano. Em abril, foram os alunos do Ensino Médio. E no segundo semestre, serão os alunos de 3º ao 5º ano. Os Jogos Internos são um projeto do DEFA, elaborado pelos professores de Educação Física, em conjunto com a Supervisão Pedagógica, com o apoio da equipe do segmento e professores. Nossos jogos são um momento privilegiado de aprendizagem, confraternização, desafios, superação, diálogo, prazer, alegria!

Este ano temos uma novidade: estão sendo valorizados ALUNOS DESTAQUES que participam dos jogos de acordo com os princípios do FAIR PLAY. FAIR PLAY – Muito mais que respeito às regras! Não apenas um comportamento: é um modo de pensar e agir, não apenas nos jogos. Envolve respeito pelos outros e por si próprio, espírito esportivo, lealdade, igualdade de oportunidades...

Vejam alguns depoimentos...

“Eu estudo no Dorotéia desde sempre, então eu posso dizer que esse colégio ajudou a formar quem eu sou hoje. E como sou muito ligada aos esportes, sempre tive uma grande expectativa para os jogos, que, pra mim, são o momento mais esperado do ano. Quando eu era pequena, olhava pros mais velhos torcendo e jogando na maior alegria e o que eu mais queria era poder viver aquilo. E quando cheguei à terceira série, que é o primeiro ano que temos Jogos Internos aqui no Dorotéia, a única coisa que eu pensava era nisso, e pra mim a única coisa que importava era ganhar. Mas eu fui amadurecendo e ao longo do tempo entendi que o mais importante nesse tempo de jogos é o respeito e a união que temos que ter, o companheirismo, o espírito esportivo, o Fair play, e, assim como saber ganhar, temos que saber perder. Esse aprendizado o colégio nunca deixou de nos passar e esse ano eu venho aqui pedir para que leiam o que está escrito na camisa de vocês, e lembrem o verdadeiro espírito dos jogos”.

Laura Pianetti Veloso, da turma 93.

"A abertura dos Jogos Internos no Dorotéia é um momento único. Não só pela solenidade do hino, do juramento, dos discursos e da tocha olímpica, mas também, e principalmente, pela euforia e emoção dos alunos com o evento. Uma profusão de cores, bandeiras e gritos de “guerra” invadem o ginásio e afirmam o espírito do evento. Em 2018, toda essa alegria se repetiu na abertura dos Jogos do Ensino Médio em abril, que contou ainda com inovações propostas pelo DEFA: o hino, entoado pela aluna Bianca Campos de Azevedo, do 2º ano, e o juramento elaborado e proferido pelo aluno Francisco Turrer Gomes, do mesmo ano, além do acendimento da pira por Lúcia, uma funcionária muito querida, marcaram a cerimônia.

São momentos como esse que enriquecem nossas vivências como alunos no Colégio e certamente ficarão na memória de muitos. Por fim, fica o desejo de que o lema dos Jogos Internos 2018, “Unidos em um só coração” inspire os alunos e toda a comunidade escolar a “jogar limpo” dentro e fora das quadras."

Pedro Pianetti Veloso - Turma 232

“É... hoje foi uma emoção diferente. Criar, programar e executar algo atraente.Uma abertura de jogos parece fácil. Mas exige uma equipe experiente, empolgada e hábil. Mas o que dizer, ao ver o rostinho de cada adolescente, atencioso, atento, por vezes,  carente. Só uma escola de muitos corações, consegue em apenas um instante proporcionar tantas emoções. Reflexão, empolgação, emoção. Unidos num só coração! Declaramos abertos os jogos! Iniciam-se as partidas e, com certeza, grandes aprendizados estão por vir. Para nós, professores, e para os nossos alunos.”

Kleber Leonardo – Professor de Educação Física

Abertura e Jogos dos alunos do 6º ao 9º ano/EF