» Integral 1º ano – Passeio ecológico na Mata do Colégio

publicado em 9.10.18
...............................................................................................................................................

 

 A mata do colégio é tão fresquinha e repleta de novidades! Um santuário da natureza! Espaço adorado pelo Integral! Veja o relato coletivo feito pelas crianças:

Antes de chegarmos, já escutávamos o canto das cigarras. Logo na primeira árvore conseguimos ver bem de pertinho uma cigarra. Descendo a rampa, vimos uma casca de cigarra presa na árvore.” Surgiram várias perguntas:

– “Por que elas trocam de casca?”

- “Esta cigarra é macho ou fêmea?  Acho que as cascas delas são diferentes

- “Como conseguem cantar tão alto?”



Que susto levamos! Passou bem pertinho um esquilo pulando.

“Ele é muito ágil! Pula de uma árvore para a outra muito rápido.”

“Ele é peludo, pequeno e fofinho!”

“Seu rabo parece uma pena balançando!”

Assim ele se mistura no meio das árvores e nosso caminho continua.


Mais adiante algo chama a nossa atenção. Fomos acompanhando um “caminho” que desce lá de cima da mata até chegar numa grande caixa d´água. Ficamos sabendo que  ele está ali  para recolher a água da chuva que depois será usada para molhar as plantas dos jardins do colégio e ajudar na refrigeração do ar condicionado das nossas salas de aula.

– “Ah! Então é assim que nossa sala fica fresquinha!

“Esses ventiladores que levam o ventinho até a nossa sala!”


Passear pela mata nos possibilita ter outra visão de espaços do colégio. Quando chegamos na imagem da Nossa Senhora, conseguimos ver a Quadra da Santa de cima. Procuramos pontos de referências e identificamos onde é o lugar da nossa fila no ponto de encontro. Como daqui de cima tudo é tão diferente! Já indo embora um colega comenta:

– “Como é grande o Centro de Estudos! Olha o tamanho do telhado!”