|> ¿HABLAS ESPAÑOL?

 

A  língua espanhola vem ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial, podendo ser apontada como segundo idioma universal, só perdendo em importância para o Inglês. O Espanhol é o idioma oficial em 21 países, com  450 milhões de falantes nativos, além de mais de 100 milhões de estudantes estrangeirose conhecedores da língua.  

No Brasil, em função de sua vizinhança com países de língua espanhola, bem como nas relações que se estabelecem entre eles, dentre os quais se destaca o Mercosul, falar Espanhol é uma necessidade. Outro aspecto importante no domínio de um novo idioma é o diferencial para o futuro profissional.

Numa perspectiva interdisciplinar e relacionada com contextos reais, o processo ensino-aprendizagem da Língua Espanhola, no Colégio Santa Dorotéia, adquire nova configuração, colocando  em prática  alguns princípios fundamentais que, além de capacitar o aluno a compreender e a produzir enunciados corretos, propiciam ao aprendiz a possibilidade de atingir um nível de competência linguística capaz de permitir-lhe acesso a informações de vários tipos, ao mesmo tempo que contribuem para sua formação integral, como cidadão.

As matrizes curriculares da Língua Espanhola  contemplam , os pré-requisitos de cada nível necessários ao aprendizado de línguas dentro das quatro habilidades básicas, a saber: leitura, escrita, fala e audição.

Os conteúdos foram agrupados em seis níveis de conhecimento sendo que cada um deles será  desenvolvido ao longo do ano letivo,  indepentemente da série regular do aluno no colégio. Os seis níveis foram assim distribuídos: 

NÍVEL 1
BLOQUES
OBJETIVOS
COMUNICACIÓN
GRAMÁTICA
VOCABULARIO
 
Conocimento del español
Números 0 al 10
Nombres de Letras
Dar números de teléfono
Artículos
Edad
Deletrear
Gêneros
Nombre
Pronombres Personales
Apelidos
 
Dar información
personal básica
Verbo ser
Nacionalidad
Entender información
sobre persona
Verbos Irregulares
Heterotónicos
Verbos reflexivos
Heterosemánticos
Plurales
Heterogenéricos
Objetos de clase
 
Hablar de gustos y preferencias
Verbos irregulares
Dias
Diptongación
Adjetivos descriptivos
Verbo gustar
Horas
Modelos similares gustar
Familia
 
Informaciones sobre productos
Demonstrativos
Objetos para comprar
Valorar productos
Pronombres de OD y OI
Colores
Ropa
Establecimientos comerciales
 
Hablar sobre el trabajo
Uso de muy y mucho
Profesiones
Valorar el trabajo
Tener que
Cualidades
Hablar sobre nuestras
actividades físicas
Porque
Aspectos positivos
y negativos
Opinar sobre nuestas
atividades
Frecuencia
Partes del corpo
Deportes
 
Desenvolvernos en supermercados
Imperativo
Alimentos
Desenvolvernos en la cocina
Conectores
Utensilios de cocina
Desenvolvernos en restaurantes
Pesos y medidas
Vocabulario restaurantes

 

Na primeira quinzena de fevereiro de 2011, os alunos serão convidados a participar de uma aula experimental e a realizar um teste de nivelamento. Após esta etapa os horários das aulas serão divulgados, obedecendo ao seguinte critério: Alunos do Ensino Fundamental II terão aulas no sexto horário (12h10 às 13h) e os alunos do Ensino Médio , no período da tarde.