» Momento Cívico dia 19/04/2017

publicado em 27.4.17
...........................................................................................................................................................

A turma 41F, da Unidade 2 - Professora Elza ficou responsável por realizar o Momento Cívico do mês de abril de 2017, para as turmas do Segmento I.
Para esta comemoração:

  • seis alunos representaram a forma de se vestir e instrumentos usados pelos indígenas;
  • a Orientadora Karina iniciou falando aos presentes sobre os indígenas;
  • um grupo de nove alunos tocou instrumentos orientado pelo Professor Elmo (música), durante a música Pindorama, que fala do assunto;
  • um grupo de alunos descreveu a cultura indígena que influenciou nossa cultura: alimentação, linguagem, hábitos diários de banho, brincadeiras, dormir em redes, dentre outras.

Este povo que já ocupava o território em 1500, quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, e eram mais de cinco milhões, mas, por serem curiosos, pacíficos e conhecedores do território, foram sendo escravizados, mortos na destruição de suas aldeias, contaminados por doenças às quais não tinham resistência e nas lutas pela proteção de suas terras, sua vida, sua sobrevivência, hoje restam em torno de 900 mil indígenas, distribuídos em 305 etnias.

Grande parte desta população indígena está inteiramente integrada aos hábitos dos não índios, usando tecnologia nas aldeias, falam e estudam o português, moram próximos às cidades, são assistidos por programas do governo, apesar de manterem sua cultura, seus rituais. Após as informações passadas pelos alunos, aos presentes, houve a execução do Hino Nacional com hasteamento da Bandeira e finalização do Momento Cívico.