» “Quem escreve um livro monta um castelo, quem o lê mora nele.”                                                                                              Monteiro Lobato 

publicado em 29.5.17
...........................................................................................................................................................

E é assim mesmo, a leitura desperta prazeres, fantasias e emoções. Ao entrarem no mundo das literaturas percebemos como as crianças se encantam, lendo ou ouvindo uma história.  As turmas do 1o ano - Unidade 2 em suas visitas ao Centro de Estudos, têm como grande objetivo reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

É um grande privilégio, poder explorar nosso Centro de Estudos que disponibiliza diversos livros interessante, filmes e peças teatrais o que é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação necessários ao ato de ler. Os alunos interagem, trocam informações, leem uns para os outros. Estar no Centro de Estudos é um momento de muitas descobertas, é um espaço além da sala de aula que promove grandes aprendizagens e desperta o interesse em conhecer outras literaturas. O momento da contação de histórias é surpreendente, alguns nem piscam, outros quase entram na história e querem imitar os personagens e os registros não podem deixar de acontecer, o reconto das histórias ouvidas se transformam em lindos desenhos, verdadeiras obras de arte.

Acreditamos que, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a chance dela se tornar um adulto leitor. Da mesma forma através da leitura a criança adquire uma postura reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.